Qualificação Profissional

Jovens são qualificados para o mercado de trabalho na região

Foram mais de 200 alunos qualificados em Imperatriz e Balsas.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

IMPERATRIZ – O Programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), certificou 49 jovens aprendizes nos cursos de marceneiro, eletricista de manutenção industrial e mecânico de manutenção industrial.

“Esses cursos fazem parte do programa de gratuidade do Senai, que tem por objetivo preparar jovens talentos, aumentando suas oportunidades de inserção no mundo de trabalho e qualificando desde cedo, profissionais para a indústria do nosso Estado”, explicou diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura da Silva.

Foi o que aconteceu com Raimundo Nonato Sousa Silva, que concluiu o curso de eletricista de manutenção industrial. De Belém do Pará, escolheu Imperatriz para morar com a esposa, mas não conseguiu trabalho em sua área de formação. Passou alguns meses em dificuldade, até que um tio indicou o Senai.

“Resolvi encarar e no quarto período do curso eu já estava trabalhando. Posso dizer que o Senai mudou a minha vida, pois já estou abrindo a minha empresa”, contou Raimundo Nonato. Pelo bom desempenho, ele foi selecionado como aluno cotista, que recebe ajuda de custo de uma empresa enquanto frequenta o curso.

Já na área técnica, foi realizada a aula inaugural do curso técnico em Informática, que vai formar 30 alunos da Escola Militar Tiradentes e do Centro de Ensino Graça Aranha. Os alunos farão o Ensino Médio combinado com o curso técnico realizado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal.

Ainda pelo Pronatec, o Senai certificou semana passada 160 alunos na cidade de Balsas. Eles concluíram cursos de qualificação profissional em diversas áreas.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.