Praias

Defesa Civil anuncia fim de período de veraneio

O motivo foi a vazão da hidrelétrica de Estreito.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

IMPERATRIZ- O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, anunciou na manhã deste domingo (º1), o fim do período de veraneio nas praias do rio Tocantins, que durou exatamente 27 dias. O motivo foi a vazão da hidrelétrica de Estreito, pelo Consórcio Estreito de Energia (Cest), que está entre 1700 a 1800 m³ de água por segundo.

Segundo, Francisco das Chagas Silva, toda a estrutura de palco, iluminação, barracas, banheiros, foi retirada das praias do Meio e do Cacau. Os guarda-vidas não estarão mas no local e não terá área de banho demarcada. Até hoje (1º), a Defesa Civil permanece nas praias orientando sobre encerramento do período de veraneio e alertando os banhistas sobre os riscos, que eles enfrentam em ir para o rio sem nenhum tipo de segurança, com os órgãos responsáveis.

Segundo os relatórios, este ano, os bancos de areia que surgiram e formaram a praia do Cacau ocupam uma área de 30% menor que o espaço do ano passado. No ano anterior as praias permaneceram durante 44 dias, o período foi maior no ano de 2009, com duração de 65 dias. De acordo com Francisco das Chagas, a vazão da hidrelétrica foi uma autorização nacional para o aumento de produção de energia no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.