IMPERATRIZ- O Centro de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), programa responsável por reduzir o número de ocorrências de incêndios florestais na região, está preparado para começar atuar em casos de incêndios.
Segundo informações da gerente Estadual do Prevfogo, Maria do Socorro Miguel Fonseca algumas localidades nas áreas de proteção federal contam com os brigadistas, equipes responsáveis por fazer o trabalho de prevenção e orientação. Todos integrantes desses grupos já foram capacitados.
O Prevfogo, atuará especificamente nas áreas de proteção federal, como reservas indígenas e nas proximidades do Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Riachão. “Os brigadistas, fizeram curso preparatório e, estão orientando a população dos riscos de fazer uma queimada sem o devido preparo. As pessoas estão preparados para combater o incêndio”, afirma Maria do Socorro.
Os brigadistas realizam trabalhos de educação ambiental com a população. Eles fazem visitas, palestras e reuniões com agricultores para orientar sobre o manejo adequado do fogo. Com a finalidade de diminuir os acidentes, todo brigadista recebe equipamentos de proteção individual como máscara, protetor auditivo, gandola, coturno, luva de segurança, apito, machada, enxada entre outros.
Localização das Brigadas
As brigadas estão localizadas na cidade de Amarante, nas terras indígenas Araribóia e Governador, no município de Grajaú na aldeia Bacurizinho, em Barra do Corda e na cidade de Riachão.
Os brigadistas são distribuídos entre indígenas e brancos, são treinados e contratados temporariamente para atuar no combate a incêndio. No total são 28 brigadistas e um chefe de brigada.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.