IMPERATRIZ – Em sessão nesta terça-feira (16), a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Maranhão (TJMA) decidiu conceder liberdade provisória a delegada regional de Açailândia, distante 70 km de Imperatriz, Clenir Maria Reis, acusada de exigir dinheiro de testemunhas para não dar seguimento a procedimentos policiais.
Com o habeas corpus, a prisão preventiva será substituída por medidas cautelares e a delegada ficará à disposição Justiça, não podendo dar causa que possa tumultuar o andamento da instrução criminal. Se desrespeitar a decisão o benefício pode ser revogado.
A prisão preventiva foi decretada pelo juiz da comarca de Açailândia, para garantir a ordem pública, justificando que a delegada poderia prejudicar a apuração dos fatos. A defesa apontou a ausência de requisitos para a manutenção da prisão preventiva, alegando a primariedade da acusada, que ela tem bons antecedentes, possui residência fixa e não representa perigo para a ordem pública.
O habeas corpus foi concedido por meio de decisão colegiada, com os votos a favor dos desembargadores Fróz Sobrinho e Bayma Araújo. Já o magistrado Benedito Belo foi contra. Segundo a decisão, Clenir Maria não poderá aproximar-se das supostas vítimas e das testemunhas.
Entenda o caso
A delegada foi presa em flagrante no dia 13 do mês passado, quando recebia a quantia de R$ 5 mil de um blogueiro. Segundo as investigações da polícia, ela tentava extorquir o blogueiro, Sininger Vidal, que estaria sendo acusado de pedofilia, pelo dono de uma boate. Clenir Reis já vinha sendo investigada pelo delegado regional de Açailândia e pela Promotoria de Justiça da Correção e Controle Externo da Polícia Civil, sob suspeita, também, de receber propina para não levar alguns processos da Delegacia da Mulher adiante.
Na ação a polícia, também, prendeu o marido da delegada e outro homem, suspeitos de envolvimento nos crimes e cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento dela.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.