IMPERATRIZ – Morreu neste domingo (30), o gráfico e escritor José Matos Vieira, fundador do primeiro jornal de Imperatriz. O velório está sendo realizado na capela mortuária da Igreja de Santa Teresa D´Ávila, padroeira da cidade, e o enterro está marcado para às 10h desta segunda-feira, num cemitério da cidade.
Segundo o jornalista e pesquisador Edmilson Sanches, José Matos Vieira, de 91 anos, estava internado desde sábado no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) , onde não resistiu as complicações de uma pneumonia. A morte foi atestada pelos médicos por volta das 7h deste domingo.
Natural de Caxias, José Vieira morava em Imperatriz há mais de trinta anos. Ele era casado com Vicença Valadares Vieira (falecida em 2011) com quem teve dez filhos.
O homem de poucas palavras não economizou sentimentos em relatos que fez em seu livro de memórias “Lutas, fracassos e vitórias”.
Pioneiro na área gráfica, José Vieira era uma pessoa bastante conhecida em Imperatriz onde era um dos fundadores do Rotary Clube e fundou, ainda, o Jornal O Progresso em maio de 1970. Nessa época ele possuía a Tipografia Violeta, uma das primeiras da cidade.
“Ele era uma pessoa muito querida, inclusive nos prestigiava muito com sua visita a nossa Academia Imperatrizense de Letras”, lembrou Edmilson Sanches.
Em entrevista para estudantes do curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Vieira disse que tinha orgulho de ter fundado o primeiro jornal da cidade.
Velório
O velório está sendo realizado na Igreja de Santa Teresa D´Ávila, por onde já passaram pessoas de vários segmentos da sociedade. O enterro, segundo Edmilson Sanches, será às 10h dessa segunda-feira (1º) num cemitério da cidade.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.