Mercado de Trabalho

Consultoras dão dicas para ser um bom profissional

Ter inteligência emocional, saber gerar os conflitos e apresentar resultados, são as principais recomendações.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h06

IMPERATRIZ – Entrar no mercado de trabalho não é tarefa fácil, permanecer nele, também, não. Para ser um bom profissional e ter vaga garantida no mundo do trabalho é necessário tomar alguns cuidados e seguir algumas recomendações. Segundo os consultores corporativos, um dos pontos principais para se manter no trabalho é estar motivado. Outro ponto, é saber se comunicar de forma clara e objetiva, fazer com que os interlocutores hajam a partir daquilo que foi comunicado.

Para a palestrante e consultora coorporativa, Cíntia Lopes, um bom profissional deve ter uma comunicação adequada, saber gerar os conflitos, liderar de forma eficaz, atingir as metas e apresentar resultados.

Outra dica importante é ter inteligência emocional. De acordo com a palestrante e consultora, Denise Ayres, a pessoa que possui inteligência emocional é mais valorizada no mundo corporativo porque tem autocontrole e confia na sua própria capacidade de resolver problemas. “De nada adianta ter um currículo extenso se o colaborador não consegue lidar com seus medos e ansiedades”, ressalta a consultora. “Os profissionais que não controlam a ansiedade, o pânico, que tem ‘pavio curto’, é falta de inteligência emocional”, completa.

Denise Ayres destaca, ainda, que o mercado atual exige profissionais antenados, flexíveis e com iniciativa para contornar problemas e focar na solução. “As empresas buscam colaboradores com habilidade para controlar as emoções e lidar bem com os colegas”, afirma.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.