MPERATRIZ – Foi lançado no auditório da Universidade Aberta do Brasil – UAB, o livro que conta a trajetória histórica da educação em Imperatriz. A obra é de autoria da professora do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Mariléia dos Santos Cruz.
“História da educação de Imperatriz: textos e documentos” é resultado de dois anos de pesquisas financiadas pela Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico no Maranhão (FAPEMA), realizadas por professores e alunos do curso de pedagogia da UFMA – campus Imperatriz. O livro apresenta a trajetória da educação no município, durante a segunda metade do século XIX até os primeiros 30 anos do século XX (1864 a 1930).
A pesquisa revelou que a escolarização oferecida na cidade não atingia toda a população, ficava limitada para as famílias mais ricas do período. Revelou, também, que a maior parte dos professores nomeados para as cadeiras de primeiras letras da época eram homens, e que durante todo o período do século XIX, a história de Imperatriz foi marcada por muitos pedidos de transferências, por parte dos professores concursados, para lecionar na vila, antes mesmo de assumirem o cargo.
Segundo a professora Mariléia, a pesquisa mostra que a educação do município mudou muito até os dias atuais, mas ainda apresenta problemas originados no início de sua história.
Na segunda parte do livro estão disponibilizados 50 documentos transcritos na íntegra, retirados do acervo de manuscritos do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), que retratam os primeiros 10 anos de História da “Vila Nova da Imperatriz”.
“O livro é de extrema importância para os acadêmicos e professores dos cursos de pedagogia e história, porque representa o primeiro registro sistemático da história da educação do município. É também uma contribuição para o conjunto de referências que retratam a história local”, analisa a professora Mariléia Cruz.
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Saiba Mais
- Efeito Túnel lança álbum de estreia e apresenta show no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis
- Primeiro álbum de Norris Cole Jr reforça herança do reggae maranhense
- Gugs lança "Daquele Jeito", single do seu primeiro álbum de reggae, com participação de Klicia
- Lana Del Rey divulga data de lançamento do seu novo álbum
- Jovem maranhense lança seu terceiro livro: "Crônicas e Pensamentos de uma Jovem Mulher"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.