Imperatriz

Famem inicia série de encontros regionais em Imperatriz

O evento reuniu gestores públicos de toda a Região Tocantina, nesta quarta-feira, na OAB local.

Safira Pinho/ Imirante Imperartiz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

IMPERATRIZ- A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) deu início por Imperatriz, nesta quarta-feira (22), a série de encontros regionais “Município em Foco”. O evento tem por finalidade congregar os gestores públicos maranhenses para discutir e elaborar políticas públicas eficientes e adequadas para cada uma das regiões do Estado.

O encontro realizado no auditório da Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no centro, reuniu dezenas de prefeitos e vereadores de municípios da Região Tocantina e deputados. O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira foi o anfitrião do evento que contou ainda com a presença do secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.

Durante sua palestra, o presidente da Famem, Gil Cutrim abordou sobre as políticas públicas para cada administração. Ele reafirmou a proposta da série de encontros regionais de fornecer informações que possam ajudar a melhorar a administração dos municípios.

“Estamos buscando parcerias, fortalecendo os municípios e, com isso, estaremos fortalecendo o Maranhão”, disse o presidente da Famem, Gil Cutrim.

O encontro “Município em Foco” surgiu como resposta a questionamento à diretoria da Famem por parte de prefeitos que pretendiam ter contato direto com a entidade.

“Por meio deste evento, a entidade descentralizará suas ações levando para todas as regiões do Estado informações importantes sobre a boa e correta gestão pública”, complementou Gil Cutrim, atual prefeito de São José de Ribamar.

Novas etapas

O “Município em Foco” terá prosseguimento nos próximos meses. Ao todo está prevista a realização de 11 etapas em onze regionais respectivamente, todos com temas relacionados a otimização da administração pública. Os principais são: compras governamentais; formalização de programas e convênios; controle e transparência dos gastos públicos; consórcio público intermunicipal; resíduos sólidos; Siconv e previdência própria.

Para atingir todos os municípios, a Famem dividiu o Maranhão em 11 regionais (sedes) Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, São João dos Patos, Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Bacabal, Pinheiro, Chapadinha e São Luís. O próximo encontro será realizado em Balsas nessa sexta-feira (24).

A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, Confederação Nacional dos Municípios, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria Geral da União, Governo Federal, além das prefeituras que servirão como regionais (sedes).

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.