IMPERATRIZ- Os educadores da região tocantina que compareceram no 11° Salão do Livro de Imperatriz (Salimp) receberam a presença do professor Celso dos Santos Vasconcellos , doutor em Educação pela USP, que ministrou a palestra abordando a seguinte temática: “Formação Continuada: para reconstruir a prática pedagógica”.
A palestra foi realizada na Arena Multicultural, os educadores, tiveram a oportunidade de acompanhar à palestra de Celso, que conhece bem a realidade do professor brasileiro. Para a pedagoga, Valquiria Lima da Costa a palestra foi de suma importância, “percebemos que alguns docentes estão bem defasados, existe uma acomodação dentro da pratica pedagógica, os docentes precisam se animar para reconstruir, e o professor vai dar algumas dicas”, diz.
Segundo o professor a formação profissional se deve dar em todos os campos e em todas as áreas, sobre tudo na formação continuada do professor “No caso do professor se torna ainda mais importante, primeiro pela complexidade do professor, a formação inicial do professor é muito frágil e a estratégia básica para esta formação seria reunião pedagógica semanal e coletiva, espaço continuo na escola com professores e coordenadores, estudo, reflexão, planejamento e avaliação”, afirma o professor.
Celso Vasconcellos é diretor do Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, doutor em Didática pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo e filósofo, Celso se tem 10 livros publicados e uma biblioteca de 10 mil livros, dedica a encontros de formação de professores, coordenadores e diretores.
Na palestra, foram contemplados alguns pontos como:
A necessidade de superar equívocos na prática pedagógica em relação ao processo de conhecimento da Formação Continuada do professor;
Núcleo de trabalho do professor, o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento por parte do aluno;
Alguns fundamentos epistemológicos e pedagógicos básicos da atividade docente;
Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.