Saúde

Cerest promove ‘Circuito Saúde' em alusão ao dia das vítimas de acidentes de trabalho

Durante o evento terá atendimento médico, psicológico, assistência social e com educador físico, além de atividades recreativas e palestras.

Alan Milhomem/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

Imperatriz – Será realizado amanhã (27), das 8h às 12h, na Escola Sesi do bairro Mercadinho, o ‘Circuito Saúde’. Durante o evento terá atendimento médico, psicológico, assistência social e com educador físico, atividades recreativas e palestras sobre questões voltadas a prevenção de acidentes de trabalho e de doenças como: câncer de próstata, de pele e de pênis, além da distribuição de material educativo. O evento é realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

Segundo a coordenadora do Cerest, Dalvenira Mendes, a ação terá como foco os trabalhadores da construção civil, pois é um setor que tem alto índice de acidentes no trabalho, além de ser na maioria trabalhadores do sexo masculino. “Os homens, como se sabe, dificilmente procuram os postos de saúde para prevenir, só vão quando estão em estado mais avançado e nós precisamos fazer algo em prol da saúde desse trabalhador, por isso vamos fazer um mix de prevenção a saúde do trabalhador”, afirma.

Ainda de acordo com a coordenadora, a ação é em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho comemorado em 28 de abril. A data é voltada para a prevenção dos acidentes no trabalho e foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003.

Os dados do Ministério da Saúde (MS), mostram que em todo o mundo, anualmente, cerca de 2 milhões de trabalhadores perdem a vida no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, 12 mil das vítimas são crianças. Anda segundo o MS, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.