Economia

Empresários de Imperatriz conhecem as linhas de financiamento do Bndes

Dentre as linhas estão o finame para máquinas e equipamentos e o PSI.

Alan Milhomem/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

IMPERATRIZ – Em encontro realizado na noite de ontem (17), empresários de Imperatriz conheceram as modalidades de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (Bndes), principalmente, para as micro, pequenas e médias empresas. A palestra foi ministrada pelo técnico do banco, Eliezer Cordeiro Nascimento. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (Acii).

De acordo com o técnico do Bndes, no ano passado foram destinados mais de 50 bilhões de reais para as micro, pequenas e médias empresas no país. Deste total 6,6 bilhões foram para o nordeste. Dentre as linhas de financiamento do banco voltadas para as micro, pequenas e médias empresas as principais são: os projetos de investimento por meio do Bndes automático, o finame para máquinas e equipamentos, o PSI, que é um finame em condições mais exequíveis, Bndes automático e o Progeren.

Segundo Eliezer as principais vantagens do banco para as empresas são as taxas de juros a baixo das praticadas no mercado e o prazo de pagamento. Um exemplo é o PSI, que é o produto mais pedido, a taxa é de 3% fixa do início ao fim do pagamento. Já o cartão do Bndes, que é uma linha de financiamento rápida e pode ser usada para construção, aquisição de máquinas e equipamentos e bens em geral, a taxa de 0,86% ao mês e o prazo para pagamento é, de até, 240 meses dependendo da situação.

“Nós queremos mostrar que o banco é das grandes empresa, mas também é das micro, pequenas e médias empresas, pois são elas que geram emprego no país” destacou Eliezer.

O representante da Fiema em Imperatriz, Eduardo Soares, disse que a entidade é quem representa e fomenta as indústrias no Estado e o Bndes é um agente de desenvolvimento por isso é importante trazer o banco para Imperatriz, principalmente, porque na cidade 70% das empresas são micro e pequenas e é uma necessidade dos empresários locais ter financiamento para tocar os negócios.

Para o empresário do ramo de autopeças, transporte e aluguel de máquinas, Antônio Leite, a palestra foi muito esclarecedora e as informações adquiridas vão facilitar a ampliação do negócio. “Não uso o Bndes ainda, mas agora vou solicitar meu cartão pois pretendo ampliar minha loja e comprar mais equipamentos”, afirmou.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.