Reforma Agrária

Audiência discute conflitos agrários em Senador La Rocque

A reunião ocorreu na unidade do Incra, no município de Imperatriz.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

IMPERATRIZ - A audiência realizada na unidade regional do Incra, em Imperatriz, contou com a presença do ouvidor agrário nacional, desembargador Gercino José da Silva Filho, um representante da secretaria nacional de direitos humanos, representantes do Programa Terra Legal no Estado e da defensoria pública estadual. A reunião foi solicitada pelos fazendeiros para resolver os problemas em uma das áreas de maior conflito agrário na região tocantina, a Cipó Cortado, que fica no município de Senador La Rocque.

De acordo com o superintendente regional do Incra, José Inácio Rodrigues, o impasse entre trabalhadores rurais e fazendeiros, que se arrasta há mais de 10 anos, é resultado de grilagens nas décadas de 70 e 80, em terras da União.“No próximo dia 6, uma equipe do Incra e do Terra Legal deve fazer um levantamento para demarcar parte da área, para que o Incra possa criar o assentamento. Mas para isso, os fazendeiros devem ser indenizados pelo Governo Federal”, afirmou o superintendente.

No início do mês, trabalhadores rurais dos acampamentos Cipó Cortado e Batata da Terra, que também pertence ao município de Senador La Rocque, procuraram o Incra para saber do andamento do processo judicial de desapropriação das áreas. Eles reclamam da lentidão da justiça no julgamento dos processos.O processo de criação dos assentamentos só pode ser iniciado quanto o impasse judicial for resolvido.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.