IMPERATRIZ - Um alerta na região Tocantina: segundo o Conselho Tutelar, a quantidade de crianças e adolescentes abandonados em Imperatriz aumenta. A maioria das vítimas é encaminhada para programas sociais. Para se ter uma ideia da extensão do problema, só no Conselho Tutelar que abrange dois bairros de Imperatriz, a Vila Nova e a Vila Lobão, foram registradas mais de 500 ocorrências este ano.
Veja, ao lado, na reportagem de Geizel Nascimento e Hildomar Lopes.
O número de crianças abandonadas aumentou quase 20% no Conselho Tutelar da área II. A maioria das denúncias é feita por vizinhos que presenciam as crianças sozinhas. Diante disso, o conselho resolveu fazer um alerta à população.
Na lei, abandono de incapaz é posto no código penal brasileiro no capítulo da vida e da saúde. No artigo 133 abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade.
Segundo levantamento do Conselho Tutelar da área II, o número de processos registrados entre janeiro e novembro deste ano chegou a 504. E quase 900 crianças e adolescentes foram encaminhados aos programas sociais como Peti ou à vara da família, além do juizado da família entre outros.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.