Maranhão

Imperatriz tem um dos trânsitos mais complicados do Maranhão

Nos últimos cinco anos, a frota de veículos na cidade praticamente dobrou.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h33

IMPERATRIZ - Imperatriz tem um dos trânsitos mais complicados do Maranhão. Dobrou a frota de veículos nos últimos cinco anos, quando, também, foi registrado um aumento considerável no número de infrações. Diante dos fatos, um questionamento, será que os novos condutores saem realmente preparados para enfrentar esta situação crítica nas ruas? A cidade nunca teve tantos veículos. E a confusão no trânsito é cada dia mais visível. Desrespeito, infrações, etc.

De acordo com os números do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Maranhão, 84 mil veículos estão registrados em Imperatriz e mais quinze mil vieram de outras cidades e Estados para dividir o mesmo espaço. O grande número de veículos que circulam nas ruas de Imperatriz e, em contrapartida, o número de acidentes de trânsito põem em dúvida a qualificação dos condutores, especialmente de quem acaba de aprender a dirigir.

O proprietário da autoescola pioneira em Imperatriz, Evanes Farias, diz que a preparação dos novos condutores segue as exigências do código de trânsito brasileiro, mas ele reconhece que o ser humano é falho e a imprudência engrossa as estatísticas dos acidentes. As autoescolas estão lotadas. E, antes mesmo de dirigir, eles já sabem que a segurança no trânsito depende de cada condutor.

A diretoria da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Imperatriz convocou os proprietários das 26 autoescolas da regional para uma reunião. É o início de mais uma fiscalização. Além da documentação em dia, os veículos precisam atender alguns pré-requisitos básicos, como ter no máximo oito anos de uso.

O presidente do Sindicato das Aautoescolas da região Tocantina diz uma das conquistas da categoria foi a implantação do sistema biométrico. O que garante que o condutor passou por uma capacitação, antes de encarar o trânsito nas ruas. Diariamente, em média, 80 candidatos fazem o exame teórico na Ciretran para tirar a habilitação.

Mas, nas ruas, a realidade é outra e não é tão simples. Somente este ano, a Secretaria de Trânsito registrou mais de cinco mil infrações. A maioria das multas foi emitida por estacionamento em fila dupla. O secretário José de Ribamar acredita que em menos de cinco anos, a frota de veículos em Imperatriz já tenha dobrado. O que vai exigir, ainda mais, preparo e atenção no trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.