IMPERATRIZ - O Centro de Referência em Combate à Hanseníase de Imperatriz realizou ontem atividades que lembraram o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase (30 de janeiro). O centro ofereceu um café-da-manhã aos pacientes, para lembrar a data e reforçar os cuidados com a doença.
“Vale ressaltar que, durante a semana, foram realizadas atividades voltadas para a busca de casos novos, visitas domiciliares e, principalmente, visitas aos pacientes que estão em tratamento, mas que não têm comparecido às sessões que fazem parte do atendimento”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Wyderlânnya Costa.
Com equipe multidisciplinar capacitada para fazer o atendimento humanizado, o centro, que é custeado pelo Município, atende dezenas de pessoas todos os dias. A unidade conta com uma equipe formada por dermatologistas, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Além das ações voltadas ao programa de controle da hanseníase, a Prefeitura de Imperatriz trabalha com aplicação de tecnologias moleculares, como pesquisa do Centro Nacional de Referência em Dermatologia Sanitária (Credsh).
De acordo com a coordenadora, esse processo facilita o diagnóstico precoce e a prevenção da doença. O Centro de Referência ao Combate à Hanseníase de Imperatriz se localiza à Rua Coriolano Milhomem, próximo ao Terminal de Integração.
Recursos
A secretária municipal de Saúde, Conceição Madeira, reforçou o alerta à população. Ela disse que a secretaria tem disponibilizado recursos para que técnicos em enfermagem lotados no centro possam se especializar. Ano passado, por exemplo, servidores participaram de encontros importantes sobre o assunto em Uberlândia (MG).
O Credesh inaugurou o Setor de Neurologia, com novos equipamentos: eletroneuromiógrafo para neurologia, dermatoscópio para a área de dermatologia e um ultra-som com jato de bicarbonato de sódio para o setor de odontologia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.