Região Tocantina

Queimadas ameaçam fornecimento de energia elétrica

Fogo que atingiu rede interrompeu fornecimento em Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

IMPERATRIZ - As queimadas trazem prejuízos. Desta vez, municípios da região Tocantina ficaram sem energia elétrica. O fogo que atingiu a rede elétrica provocou a interrupção no fornecimento de energia nos municípios de Governador Edison Lobão e Ribamar Fiquene, e parte da zona rural de Imperatriz e Davinópolis. Ainda não se sabe o que realmente teria provocado o incêndio.

Veja, ao lado, na reportagem de Tátyna Viana e Macedo Neto.

A estiagem prolongada mudou o cenário no sudoeste do Estado. O fogo que consome florestas, pastos e até animais, traz consequências desastrosas ao meio ambiente, alterando a rotina de milhares de pessoas. A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) também contabiliza prejuízos por causa das queimadas. Em uma área do povoado Bananal, município de Governador Edson Lobão, os danos ultrapassaram a cerca que delimita o terreno. As chamas atingiram a fiação, interrompendo o fornecimento de energia elétrica. Com o rompimento da linha de transmissão, pelo menos dois municípios foram prejudicados: 5.992 unidades consumidoras, que correspondem a cerca de 23 mil pessoas, ficaram sem energia elétrica.

Além dos municípios de Governador Edson Lobão e Ribamar Fiquene, o problema também afetou a zona rural de Imperatriz e de Davinópolis. Demorou 35 minutos para que a Cemar restabelecesse a energia nas cidades. Se o fogo tivesse atingido a cruzeta, no topo do poste, os danos seriam maiores.

Ainda não se sabe como o incêndio começou. Nos últimos três meses, a companhia interrompeu o fornecimento de energia elétrica 179 vezes em consequência de vandalismo e 39, pelas queimadas no Estado. Segundo o executivo de manutenção, Alexandre Camilo, nos municípios de Grajaú, Arame, Itaipava e Jenipapo dos Vieiras, a interrupção é mais frequente por causa das queimadas. A Cemar orienta a população a denunciar e informar sobre os focos de incêndios, para evitar mais prejuízos, pelo número 116.

Foto: Douglas Jr./O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.