SÃO LUÍS - As unidades regionais de saúde de Imperatriz e Açailândia realizaram, na última sexta-feira (26), uma oficina com representantes e profissionais de saúde com o objetivo de divulgar as mudanças no tratamento da tuberculose no Brasil e traçar estratégias para reduzir os números de casos da doença na Região Tocantina e no resto do Maranhão. O evento foi realizado no auditório da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), campus de Imperatriz.
O novo tratamento da tuberculose foi efetivado este ano para reduzir os índices de abandono no tratamento da doença, o número de ocorrências e a reincidência em todo país. A nova terapêutica insere quatro drogas em uma única dose e será aplicada somente em pessoas com mais de dez anos.
A oficina contou com a presença de mais de 150 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, que terão a missão de difundir o novo modelo de tratamento para mais de 25 municípios que compõem as duas regionais (Unidade Regional de Saúde do Tocantins e Regional de Saúde dos Carajás).
A coordenadora estadual do programa, Rosane Leandra, explicou que o evento foi um momento de grande importância por envolver os profissionais que estão diretamente ligados ao tratamento dos pacientes. "Esses profissionais precisam estar atentos agora a novo modelo de tratamento determinado pelo Ministério da Saúde. Com essas oficinas e treinamentos esperamos agora reduzir os números da doença no Maranhão", acrescentou.
Para o gestor regional de Saúde do Tocantins, Rênio Pereira, o novo medicamento "é um avanço na terapêutica da tuberculose, algo muito importante para que a adesão ao tratamento por parte do paciente possa ser conquistada na medida em que esse novo modelo de tratamento facilita a tomada diária do medicamento". "Os gestores de saúde e os profissionais que atuam na área devem ficar de olho, ajudando e promovendo educação e informação sobre o novo tratamento", reforçou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.