IMPERATRIZ - O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Imperatriz (Sepluma), Enéas Nunes Rocha, e a bióloga Ivanice Falcão anunciaram que a Comissão de Avaliação e Julgamento divulgará o resultado das propostas dos municípios concorrentes à implantação de projeto do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).
O projeto inovador, de acordo com Enéas Rocha, promoverá, caso seja aprovado, o desenvolvimento sustentável de Imperatriz. Pelas propostas apresentadas durante uma oficina realizada por ocasião da visita da comissão de técnicos, tanto o secretário quanto a bióloga acreditam que o município de Imperatriz será escolhido, uma vez que é considerado pólo de desenvolvimento.
O projeto está orçado em US$1,8 milhão, que será dividido entre os municípios beneficiados. Caso Imperatriz seja contemplada, será coordenado por Ivanice Falcão, que já foi preparada para enfrentar essa tarefa.
Piloto - Otimista, Enéas Rocha informou que, com sua aprovação, o projeto se transformará em uma ação-piloto da Organização das Nações Unidas (ONU). No caso de aprovação, o Município participa com contrapartida de R$ 40 mil, o que o secretário considera uma pequena parcela para o valor sugerido pela ONU.
Após a realização da oficina, os técnicos que estiveram em Imperatriz com uma técnica da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) se disseram surpresos com as sugestões apresentadas pelos participantes da oficina, que foi concorrida. Eles também se disseram admirados por conhecer a cidade, suas potencialidades econômicas e turísticas, setor que deve ser mais explorado.
A inclusão desse projeto na disputa com dezenas de municípios começou em julho quando o prefeito Sebastião Madeira enviou para a CNM um requerimento solicitando a participação no projeto. Madeira observou no teor do documento que a Prefeitura estava de acordo com as normas do regulamento e que as informações prestadas são autênticas e verdadeiras.
Marco - O projeto faz parte do marco metodológico do Programa de Desenvolvimento Humano Local do PNUD e visa fortalecer suas capacidades e prover equipes das prefeituras, das Organizações Não-Governamentais (ONGs) e das instituições do setor privado como ferramentas de gestão.
O principal objetivo do projeto é contribuir para os esforços em andamento dos municípios e um desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável.
A principal ação do projeto é apoiar os municípios-pilotos disponibilizando dados, bem como metodologias necessárias para sua análise e diagnósticos das necessidades em termos de desenvolvimento de capacidade e humano. Será implementado pela Confederação Nacional dos Municípios, em parceria com um agente que desenvolverá o projeto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.