RIBAMAR FIQUENE - A praia da Ilha de Sumaúma, uma das mais freqüentadas da região no período de veraneio, situada no município de Governador Ribamar Fiquene, será aberta oficialmente ao público neste domingo. O único problema que ainda preocupa os coordenadores do período de veraneio naquele município é a não instalação da rede de energia elétrica na área de lazer. Eles trabalham com a possibilidade de recorrer a um paliativo, um gerador de energia movido a óleo diesel.
A data e parte da programação de abertura da praia foram definidas numa reunião ocorrida esta semana na sede do município, entre integrantes da Associação de Barraqueiros e da Associação de Barqueiros de Governador Ribamar Fiquene e o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Edvan Araújo.
O secretário de Comunicação do município, Marcelo Rodrigues, explicou que, com exceção da energia elétrica, a praia está pronta para receber os banhistas, razão pela qual a data foi definida. No encontro, ficou confirmado, ainda, que o encerramento do período de veraneio será dia 27 de setembro.
Segurança - Marcelo Rodrigues informou que a Prefeitura vai ‘bancar’ 15 salva-vidas treinados recentemente pelo Corpo de Bombeiros. Também ficou definido que 20 barracas serão instaladas na praia. Os barraqueiros e barqueiros ficarão responsáveis pelas atrações artísticas.
“Como a praia fica mais próxima do estado do Tocantins, então a Prefeitura está tentando negociar com a companhia de energia do estado vizinho, na tentativa de instalar energia elétrica em Sumaúma. Está muito dispendioso, mas vamos aguardar. Se não der para obter a energia elétrica até a abertura, será usado um gerador de energia até que se resolva a situação”, frisou o secretário.
Na última reunião para tratar do período de veraneio em Sumaúma, a Vale se comprometeu a recuperar e sinalizar com a utilização de placas a estrada que liga a sede de Ribamar Fiquene à praia. São seis quilômetros de estrada vicinal. A sinalização será, principalmente, no local onde a via cruza com a Estrada de Ferro Carajás (EFC).
Desde que o rio Tocantins começou a vazar, este ano, com atraso em razão das enchentes fora de época, várias pessoas têm ido à praia da Ilha de Sumaúma. A chegada do período de férias escolares também ajudou a aumentar ainda mais a quantidade de freqüentadores que passaram a procurar o local no meio de semana.
Mais
Praia
- O nome Sumaúma é em referência a um rio que leva esse nome e a uma árvore nativa dessa região. O apelido de ilha se deve ao surgimento de bancos de areia no meio do rio Tocantins.
-Os barqueiros cobram R$ 2,00 para fazer a travessia em pequenos barcos.
- A primeira data prevista para a abertura oficial da praia era 20 deste mês.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.