Saúde

ITZ: Ministério da Saúde intensifica ações contra dengue

Imirante/O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h27

IMPERATRIZ - O grande número de notificações de casos, desde 2001, acima da média nacional, levou o Ministério da Saúde (MS) a incluir, mais uma vez, Imperatriz na lista de municípios prioritários no combate à dengue. A campanha foi lançada na segunda quinzena de outubro, cerca de um mês antes do prazo, com a recomendação aos municípios listados para reforçarem as ações de prevenção, monitoramento e combate ao Aedes aegypti, agente transmissor da doença.

A antecipação do lançamento da campanha, cujo “Dia D” é o penúltimo sábado deste mês (22), faz parte da estratégia do MS para tentar reduzir o índice de casos de dengue em todo o país. A coordenadora do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica, Sandra Mendes, explicou que, na prática, o Ministério da Saúde está enviando recursos aos municípios em situação de prioridade para aplicação na campanha.

Além do trabalho de campo, a prevenção é outra ação importante no processo de redução da dengue em Imperatriz, executada por meio de palestras em escolas, associações de moradores e sindicatos. Esse tipo de atividade pode ser agendado pelo telefone do departamento (3524-9879) em horário comercial.

O maior desafio dos agentes de saúde é vencer a barreira da falta de acesso a alguns locais, em especial casas de bairros de classe média/alta. Temendo assaltos, os moradores impedem que os agentes entrem em suas residências. Em alguns casos, os proprietários nem mesmo abrem a porta aos agentes.

Entre os pontos considerados problemáticos, está a região central da cidade, onde boa parte dos imóveis dispõe de caixas d’água sem tampa. Sandra Mendes lembrou que, recentemente, equipes da Vigilância Epidemiológica passaram a visitar lojas, oficinas e borracharias, visando conscientizar os proprietários para a necessidade das medidas de prevenção, como evitar o acúmulo de água limpa que pode se transformar em criatórios do mosquito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.