Saúde

Saúde realiza hoje o “Dia D” de combate à dengue

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h42

IMPERATRIZ A Secretaria de Saúde de Imperatriz (Semus) comandará, hoje, uma grande mobilização para intensificar o combate à dengue no município. Todas as coordenações da Semus, da Secretaria de Educação, agentes comunitários, agentes de endemias, Programa Saúde da Família (PSF), Defesa Civil do Município, Vigilância Sanitária, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Exército e Corpo de Bombeiros participarão do esforço, informando à população sobre a importância de se tomar medidas preventivas para eliminar os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypt (transmissor) e conter o avanço da doença.

O município decretou estado de emergência na saúde em razão do aumento do número de casos da dengue clássica e suspeitas de ocorrência de dengue hemorrágica.

A Secretaria de Saúde está levantando dados sobre os casos confirmados, mas anunciou que, em relação ao mesmo período do ano passado, os números triplicaram. No entanto, as autoridades de saúde descartam uma epidemia da doença neste momento e só confirmam um óbito em decorrência da dengue hemorrágica.

Durante encontro com a imprensa, os coordenadores do PSF e da Vigilância Epidemiológica e representantes da Funasa e do Conselho Municipal de Saúde reforçaram o apelo à população para que contribua no esforço coletivo, a fim de impedir o avanço da dengue.

A luta contra a doença teve início logo nos primeiros dias de 2008, com trabalho educativo, combativo e preventivo. Os carros-fumacê, que borrifam o veneno para eliminar o mosquito adulto, estão passando por bairros da cidade, e agentes de saúde e de endemias estão fazendo o trabalho de campo para descobrir e eliminar focos e larvas do mosquito, além de informar à comunidade sobre as medidas de prevenção e combate à doença. Material informativo está sendo distribuído nas escolas municipais.

Jacinta Feitosa, da coordenação do PSF, explicou que grande parte dos focos de dengue é encontrada em terrenos baldios, mas ainda se registra um grande número nas residências.

“A população precisa encarar a realidade de que o papel principal nessa luta é dela. Todas as ações que a Prefeitura pode realizar não funcionarão se as pessoas não ajudarem a acabar com os locais de reprodução do mosquito, seja em suas residências ou informando sobre a existência desses focos em casas vizinhas ou terrenos baldios, próximos às suas residências”, acrescentou a coordenadora do PSF.

Hoje, “Dia D” de luta contra a dengue, instituições públicas e empresas privadas estarão envolvidas na mobilização. “Trabalharemos em parceria com a Secretaria de Educação, com todos os programas municipais da área da saúde, além do Exército, que contribuirá com um grande apoio logístico”, afirmou Floryaci Santos, enfermeira do PSF.

A enfermeira disse que há sempre o risco de epidemia, principalmente quando a população não se preocupa em se prevenir e combater a dengue. “A Prefeitura fará o que puder para não deixar isso acontecer”, garantiu Floryaci Santos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.