IMPERATRIZ - A Secretaria de Saúde de Imperatriz começou sexta-feira, pelo bairro Nova Imperatriz, o processo de aplicação de inseticida, por meio da utilização de dois carros fumacê, para combater a proliferação do mosquito da dengue (o Aedes aegypti) na cidade. Nessa primeira etapa da campanha, o trabalho atingirá o centro da cidade e mais 14 grandes bairros. Uma criança de 5 anos morreu recentemente com suspeita de dengue hemorrágica.
A nebulização, como é chamado o processo de aplicação de inseticida para diminuir o número de mosquitos adultos transmissores e interromper a disseminação da doença, precisa da colaboração da comunidade, que deve manter as portas e janelas das casas abertas, de modo a permitir a entrada do produto. A aplicação é feita no início da manhã e começo da noite.
A nebulização e o trabalho dos agentes de endemias atingiram cerca de 195 quarteirões da Nova Imperatriz. O trabalho abrangerá ainda os bairros Entroncamento, Juçara, Maranhão Novo, Mercadinho, Parque Buriti, Centro, São José do Egito, Bacuri, Parque Anhanguera, Caema, Balneário, São Salvador e União. Na segunda etapa, serão cobertos todos os bairros localizados à margem esquerda da rodovia Belém-Brasília.
De janeiro até agora, a Secretaria de Saúde do Município registrou 63 casos da dengue, sendo que 14 eram pacientes de outros municípios. Oito casos de dengue hemorrágica foram oficialmente reconhecidos pela secretaria, com o registro da morte de uma criança de 5 anos.
A secretária Rosângela Curado disse que há motivo para maiores preocupações e tranqüilizou a população. “A doença está sob controle, e estamos tomando todas as providências para combatê-la de modo eficaz”.
Prevenção
Desde o fim do ano passado, a Secretaria de Saúde do Município intensificou as ações de prevenção da dengue. No começo deste mês, esse trabalho foi reforçado com 130 agentes de endemias, mais os supervisores de áreas da Funasa e agentes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica.
A Ouvidoria do Município mobilizou líderes comunitários para participar do esforço de campanha, e a Secretaria de Saúde iniciou, ontem, um projeto nas escolas, para tornar os alunos multiplicadores das informações sobre como prevenir e combater a dengue em suas comunidades.
A Secretaria de Saúde está preparando também uma grande campanha institucional, como peças para TV e rádio, e confecção de panfletos e cartilhas sobre as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.