IMPERATRIZ - A Secretaria de Saúde de Imperatriz realizou uma reunião quinta-feira última com entidades, empresas e instituições ligadas direta ou indiretamente com a saúde pública, para discutir um plano de ações e estratégias para combater a doença.
Segundo Sandra Maria Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, o combate efetivo à doença não é muito complexo, basta quebrar a cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. “A população é o nosso maior aliado nessa tarefa. Sem a colaboração das pessoas, a gente não conseguirá fazer nada. A maioria dos depósitos do mosquitos está dentro dos domicílios”, explicou a coordenadora.
Apesar de não haver nenhum caso registrado de morte em decorrência da dengue em Imperatriz, a época de chuva propicia o aumento constante de casos da doença. “O trabalho deve ser em mutirão. Todos os órgãos de saúde trabalharão em parceria, para que a dengue possa ser detida. A Marquise (empresa de limpeza pública de Imperatriz) será peça fundamental, assim como outras secretarias e o próprio Ministério Público. Ninguém nesse processo é mais importante que a população, por isso trabalharemos continuamente na educação e conscientização das pessoas”, afirmou Rosangela Curado, secretária de Saúde de Imperatriz, que destacou ainda a importância dos líderes comunitários nesse processo.
Durante a reunião, foi apresentado um panorama da dengue em Imperatriz, destacando os bairros com maior índice de reincidência da doença. Foram destacadas as dificuldades do combate ao mosquito, seja em residências sem moradores ou onde os mesmos resistem ou não cooperam com os agente de saúde.
“Essa é uma das coisas que queremos discutir com o Ministério Público”, disse a secretária, e completou: “Tão importante quanto manter a sua própria casa sem lugares para a proliferação do mosquito, é convencer os vizinhos a fazerem o mesmo. Outras reuniões serão marcadas para discutir e avaliar as ações em curso”.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.