Febre Amarela

Lote de vacina termina em 30 minutos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

IMPERATRIZ - O Ministério da Saúde enviou anteontem à Regional de Saúde de Imperatriz - composta por 14 municípios - um lote de 11 mil vacinas contra febre amarela. Em Imperatriz, ela foi distribuída nos 37 postos de saúde e, devido à grande demanda, a secretaria determinou como prioridade a imunização de pessoas em viagem para áreas de risco da doença e crianças, entretanto, o estoque acabou em aproximadamente 30 minutos, após o início da vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde começou a fazer a distribuição das vacinas nos postos de saúde nas primeiras horas da manhã, mas, devido ao estoque reduzido, cada posto recebeu entre 50 e 100 doses, de acordo com o tamanho da área.

No posto do bairro Nova Imperatriz, localizado na rua Sousa Lima, uma longa fila se formou logo após a chegada das vacinas. Para o local foram destinadas 100 doses, mas na fila mais de 150 pessoas esperavam para serem imunizadas. “Tem muita gente. Eu só consegui me vacinar porque me vali do meu direito de idoso”, disse o aposentado João da Silva , de 70 anos.

A diretora do posto, Vanda Raposo, não quis comentar sobre a remessa de vacina. Quando O Estado chegou ao posto, a própria diretora estava organizando a fila de vacinação.

SEM IMUNIZAÇÃO

No posto de Saúde Três Poderes não havia vacina na manhã de ontem. Um funcionário de saúde estadual informou que, em razão do fato de o Maranhão não ter histórico de casos de morte por febre amarela nos últimos 50 anos, o Ministério da Saúde não estava enviando lotes extras de vacina, apenas os de rotina. Nesse mesmo posto não havia vacina no momento em que O Estado chegou.

“Acho isso inadmissível. Eu e meu esposo, Francisco Pinto Costa, fomos no posto Cumaru (Milton Lopes), na Vila Nova, e agora aqui no Central e não tem vacina. Não sei como vamos fazer, porque estamos de viagem marcada para o estado de Goiás. Só que vacina eu acho que tem”, disse a secretária Cleide Januária da Silva na porta do Complexo de Saúde Três Poderes, localizado no bairro do mesmo nome.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.