Infância

Conselheiros tutelares estão em campanha

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

IMPERATRIZ - Começa hoje (25)a campanha para eleição no Conselho Tutelar de Imperatriz que abrange bairros da margem direita da BR-010. A eleição será realizada dia 2 de março. Os moradores dos bairros escolherão cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, por um mandado de três anos, com a possibilidade de reeleição.

No modelo eleitoral atual, os candidatos tiveram que fazer uma prova escrita para poder pleitear a função e terão que passar por capacitação na qual os candidatos terão contato maior com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O ECA deve ser o livro de cabeceira de qualquer pessoa que queira exercer a função de conselheiro”, afirmou Meire Fortaleza, conselheira executiva do Conselho Tutelar.

Quinta-feira última, Meire Fortaleza esclareceu para os 20 candidatos classificados na prova escrita as funções e deveres do conselheiro, que deve atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade, do Estado ou dos responsáveis; receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar e de elevados níveis de repetência.

Os candidatos receberam orientações quanto às fotos para urna eletrônica e a própria eleição que será completamente informatizada. “Todo o processo está sendo transparente”, declarou Nádia Oliveira Mota, uma das candidatas ao conselho.

A partir de hoje, acontecerão debates entre os candidatos nos bairros e uma grande caravana estará divulgando e esclarecendo como será realizada a eleição. Toda a comunidade tem direito a voto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.