Saúde

Postos de saúde já têm medicamento anti-hanseníase

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 13h46

IMPERATRIZ- Postos de saúde de Imperatriz recebem medicamentos para tratar a hanseníase. Segundo informações da coordenação do Programa de Enfrentamento à Hanseníase, da Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes em tratamento devem procurar as unidades de saúde do Programa Saúde da Família (PSF) para ter acesso ao medicamento MB (adulto), que estava faltando, mas já foi repassado ao Município pelo Estado.

A quantia enviada, de acordo com a secretária de Saúde Rosangela Curado, é suficiente para três meses. “O município tem um cadastro dos pacientes portadores de hanseníase no Ministério da Saúde e na Secretaria de Estado da Saúde para o repasse de medicamentos aos que estão em tratamento. Fazemos o possível para que não ocorra essa falta e o tratamento não seja interrompido. Quando isso acontece, adotamos as providências para repor o estoque o mais breve possível”, explicou a secretária.

“Equipes da Vigilância Epidemiológica providenciaram a distribuição do medicamento MB nas unidades de saúde do PSF, para agilização da entrega aos pacientes em tratamento”, informou Maria do Socorro Souza, da coordenação do Programa de Enfrentamento à Hanseníase no município.

AVALIAÇÃO

No fim de semana último, no auditório da Prefeitura de Imperatriz, a secretária de Saúde promoveu uma Oficina de Avaliação e Planejamento das ações para este ano com os coordenadores dos programas e com todos os setores da saúde no âmbito municipal.

“O objetivo foi discutir e avaliar as ações de saúde em 2007 e as metas planejadas para este ano. Apresentamos e ouvimos propostas para implementá-las ou readequá-las, objetivando agilizar o atendimento e contribuir cada vez mais para a melhoria de qualidade de vida da população”, ressaltou a secretária.

A Secretaria de Saúde de Imperatriz encerrou o ano com um saldo qualitativo e quantitativo de ações e conquistas de resultados. No Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), por exemplo, os centros cirúrgicos foram ampliados de três para seis, agilizando não somente as urgências mas também as cirurgias agendadas.

Na área de saúde bucal, foram ampliados os plantões odontológicos. Durante o dia, funciona o plantão no Centro de Saúde Dr. Milton Lopes, no bairro Bacuri. À noite e durante a madrugada, funcionam os plantões do Centro de Saúde e Unidade Mista Dr. Clésio Fonseca, na Vila Nova, e no Hospital Municipal.

NOVIDADES

Também foram instalados consultórios odontológicos nas unidades de saúde da Vila Macedo, Boca da Mata e Bonsucesso, bairros que não contavam com esse tipo de serviço. Além disso, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Centro de Saúde dos Três Poderes, está prestando atendimento no período noturno, das 18h às 21h, priorizando trabalhadores que não têm disponibilidade de tempo durante o dia para tratamento odontológico.

Muitos projetos serão executados este ano, após aprovação do Ministério da Saúde. O prefeito Ildon Marques (PMDB) afirmou que 2008 será o ano da realização das ações que foram semeadas nos anos anteriores, principalmente com o resgate da credibilidade, após retirar o Município da inadimplência em vários convênios. Na área da saúde, não será diferente, a população terá acesso a novos serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.