SAÚDE

Reunião discute casos de beribéri no Maranhão

Pelo menos, 47 pessoas morreram, a maioria adultos com idade entre 15 e 30 anos.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

IMPERATRIZ - Os casos de beribéri - doença provocada pela falta de vitamina B1 - em municípios do Maranhão serão tema de reunião técnica na cidade de Imperatriz, nos dias 7 e 8 de dezembro (quinta e sexta-feira). A reunião terá a participação de representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), governos estadual e municipal.

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram registrados, desde o início do ano, 323 casos da doença em cerca de 25 municípios da região sudoeste do estado. Pelo menos, 47 pessoas morreram, sendo a maioria homens adultos com idade entre 15 e 30 anos. O encontro em Imperatriz tem como objetivo planejar ações imediatas necessárias para assegurar atenção à saúde das famílias, assistência social e suplementação alimentar.

Beribéri é uma doença neurológica provocada pela carência de vitamina B1, presente em alimentos como os cereais em grãos, leite, verduras, ovos e carnes. A doença também pode ser ocasionada por trabalho exaustivo, monotonia alimentar (consumo de apenas um determinado grupo de alimentos), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso ou contato excessivo com agrotóxicos, causas que podem estar associadas. Entre os sintomas, estão fraqueza muscular e dificuldade respiratória. Em casos mais graves, pode afetar o coração. Se não tratada, a doença pode causar a morte.

As informações são do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.