Inaugurada com festa a TV Mirante de Açailândia, afiliada da Globo

Emissora abrangerá uma área de cerca de 280 mil habitantes de 8 municípios

João Rodrigues - Jornal O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h25

ACAILÂNDIA - Numa solenidade bastante concorrida, foi inaugurada quinta-feira, 30, a TV Mirante de Açailândia (canal 3), a 5ª do Sistema Mirante e 6ª afiliada da Rede Globo no Maranhão. Empresários, políticos, profissionais liberais, publicitários, dentre outros segmentos da sociedade açailandense e de Imperatriz prestigiaram a festa, realizada no Clube Mundo dos Sonhos.

Durante a cerimônia de inauguração, Fernando Sarney, presidente do Conselho de Administração do Sistema Mirante, afirmou que a emissora terá um papel muito importante para o estado, especialmente para Açailândia, que ganhará espaço para divulgar seus acontecimentos diários.

“A TV Mirante de Açailândia significa mais para a cidade do que para nós do grupo. Para nós, significa ampliação de nosso jornalismo e a integração de Açailândia ao Maranhão, ao Brasil e ao mundo. E para a cidade significa a presença de um veículo de cidadania”, definiu o presidente.

Emocionado, o diretor administrativo, Chafi Braide Júnior, explicou que a emissora tornou-se fundamental para Açailândia em razão do grande potencial econômico do município, atualmente, com o 3º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão.

Com mais de 100 mil habitantes, o município se constituiu nos últimos 10 anos num pólo da indústria siderúrgica. Além de ser maior exportador de ferro gusa do Norte/Nordeste do país, Açailândia também não abandonou sua forte ligação com a pecuária, onde destaca-se como detentora do maior rebanho bovino do estado, com mais de 400 mil cabeças e um comércio varejista forte.

O empresário Sérgio Plautão, gerente regional de uma empresa de telefonia, classificou como de grande importância a presença da TV Mirante em Açailândia, que visa agregar valores aos clientes em forma de comunicação. “É um momento importante para Açailândia, para nossa região como um todo. É uma alegria para todos nós”, comentou o prefeito de Imperatriz, empresário Ildon Marques de Souza.

Além da sede, a emissora tem como área de influência oito municípios de uma região com população estimada em 280 mil habitantes.

Funcionamento

O diretor de Jornalismo da TV e Rádio do Sistema Mirante, Rômulo Barbosa, lembrou que a emissora passa a operar oficialmente com uma boa estrutura, com equipes de jornalismo, marketing e engenharia. Na área de jornalismo, a emissora vai produzir, diariamente, um jornal local, o JMTV 2ª edição (de 19h às 19h20) e reportagens para o JMTV 1ª edição em rede estadual.

“Açailândia participará dos telejornais de rede com matérias gravadas inicialmente e, em seguida, com o aperfeiçoamento da própria emissora, nós passaremos a entrar ao vivo em todos os telejornais”, frisou Rômulo Barbosa.

A equipe da nova emissora do Sistema Mirante é formada por Camila Moreira (Comercial-Opec); Bruno Lucas (marketing); Francisca Célia Fontinele (jornalismo), Bruno Moura (tecnologia) e Valdênia Alves (gerente administrativo-financeiro). No geral, a empresa reúne mais de trinta funcionários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.