IMPERATRIZ – O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criou ontem o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de preservação ambiental rica em biodiversidade, situada entre os municípios de Estreito e Riachão, na região sul do Maranhão.
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ficará responsável pela adoção de medidas para efetivação e fiscalização da reserva.
A criação da reserva atende a uma série de reivindicações de organizações não-governamentais (ONGs) e lideranças e ambientalistas daquela região.
A Chapada das Mesas fica numa das regiões mais ricas em biodiversidade do estado composta por uma conjuntos de cachoeiras com quedas d’água de até 10 metros de altura, grutas, cavernas, grandes paredões de rocha e serras em vários formatos, das quais, pelo menos duas, tem os moldes de mesa, o que originou o nome (Serra das Mesas).
Há ainda na região trilhas ecológicas, animais silvestres, dentre outras vantagens que fazem da região rica em potencial turístico.
Numa entrevista a O Estado no ano passado, o ambientalista Dejacy Silva Rêgo disse que a criação do Parque Nacional da Chapada das Mesas era de grande importância para brecar a intenção de fazendeiros que estariam comprando terras na região, visando a plantação de soja, atitude que colocaria em risco o ecossistema do lugar.
Conquista
Uma outra conquista obtida pelas organizações não-governamentais este ano foi a aprovação, pela Câmara Municipal de Carolina, de uma lei que cria áreas de reserva ambiental no município que é conhecido como ‘Paraíso das Águas’.
Além disso, o Ibama negou a concessão da licença para a construção da Hidrelétrica de Ipoeiras (TO), cujas obras estavam previstas para começar no ano que vem. O Ibama considerou que o projeto trará conseqüências desastrosas para o meio ambiente.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.