Aftosa: Açailândia reforça barreira sanitária

O município tem 404.906 mil cabeças de gado e pretende imunizar mais de 96% do rebanho.

Agência do Rádio

Atualizada em 27/03/2022 às 14h34

SÃO LUÍS - Imunizar 100% do rebanho contra a febre aftosa é a meta do Posto Avançado de Saúde Animal de Açailândia, no Maranhão. O município tem 404.906 mil cabeças de gado e pretende superar o índice da última etapa de vacinação, em maio, quando foram imunizados 96% dos animais.

Além da campanha de vacinação, os técnicos estão desenvolvendo um trabalho de vigilância rigorosa na divisa com Piauí, Estado que é considerado de alto risco pelo Ministério da Agricultura. O objetivo é evitar a entrada ilegal de animais sem vacinação no município. O chefe do Posto Avançado de Saúde Animal, Anízio José Rocha, faz um apelo as pecuaristas do município para que vacinem no tempo certo.

"O apelo que eu gostaria de fazer era esse - que todos os produtores se conscientizasse e tomasse como exemplo o foco que ocorreu no Mato Grosso do Sul e vacinasse o seu rebanho para que não ocorresse o mesmo e, com isso, eles não perderiam o seu rebanho. Qualquer pecuarista que tiver dúvida pode ligar no telefone 0800-2806006".

Ainda segundo Anízio Rocha, os pecuaristas só devem comprar vacina de boa qualidade, verificando se as doses estão na temperatura adequada, de 2 a 8 graus e jamais deixá-las expostas aos raios solares. A vacina é encontrada nas lojas revendedoras por R$ 1,20.

O criador que não vacinar será multado em cinco reais por cabeça e ficará impedido de transitar ou vender os animais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.