SÃO LUÍS - O deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB), falou sobre a polêmica divisão do Maranhão (em Maranhão e Maranhão do Sul) e disse que é contra a separação. Ele foi um dos únicos a manifestar-se contra esta divisão na Assembléia Legislativa quando, na sua itinerância, esteve presente na cidade de Imperatriz.
- Eu não sou favorável de maneira alguma em dividir nosso estado. Um estado que tem grande potencial de ser um dos maiores do Brasil. Acredito que não devemos dividir somente para satisfazer caprichos de alguns - disse o deputado em entrevista, nesta quarta-feira, ao jornalista Roberto Fernandes na Rádio Mirante AM,.
Questionado à respeito das informações de que este é um sentimento cultivado pela maioria da população do sul do Maranhão e não de alguns, Manoel Ribeiro discorda:
- Essa informação não é verdadeira. Quem tá querendo essa divisão é a elite de Imperatriz e da região Tocantina e não populares. Isso é um mote eleitoreiro. Populares já me falaram: Olha deputado toda época de eleição eles repetem três coisas: vão regularizar a situação dos garimpeiros de Serra Pelada, a hidroelétrica de Serra Quebrada e o Maranhão do Sul - afirma Manoel Ribeiro.
De acordo com o deputado o objetivo é dividir 45% do nosso estado ficando com a parte melhor, as melhores terras, os municípios em que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são os mais altos do Maranhão, além da dívida: R$ 7 bilhões que vai ficar para o Maranhão velho pagar.
- Não é fazendo essa divisão que vão ser resolvidos os problemas do nosso estado. O que vai resolver é sentarmos numa mesa e discutirmos os problemas do nosso estado e investir no estado. Por exemplo, nós temos as fronteiras que não foram definidas ainda. No mapa do IBGE a fronteira que separa o Maranhão do Pará é o rio Gurupi, mas, na prática é feita pelo rio Itinga, portanto, ficam cerca de 120 km² no Pará. Ao invés de dividir devemos recuperar o que perdemos - sugere o deputado.
Manoel Ribeiro citou ainda, a questão da localização da capital do estado.
- Esse é um ponto ainda a ser discutido. Não sou exatamente à favor da mudança, mas, JK quando quis mudar a capital da federação para o centro do país muita gente foi contra, ele persistiu e deu certo. Talvez, centralizar a capital do estado seja uma boa solução - acredita.
A entrevista teve a participação de muitos ouvintes da rádio e muitos questionamentos importantes foram feitos.
Ouça trechos da entrevista.
O deputado acredita em outras soluções
Manoel Ribeiro diz que a divisão é um projeto de pessoas de fora
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.