Vítima de câncer

Prefeita de Guimarães, Margareth Ribeiro, morre aos 57 anos

Margareth Ribeiro estava internada em um hospital particular de São Luís, lutando contra um câncer.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Margarete Ribeiro foi eleita prefeita de Guimarães em 2016, com 3.314 votos (44.35%).
Margarete Ribeiro foi eleita prefeita de Guimarães em 2016, com 3.314 votos (44.35%). (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Morreu, na madrugada desta segunda-feira (21), a prefeita do município de Guimarães, Benedita Margarete Matos Ribeiro (PV).

Margareth Ribeiro tinha 57 anos e lutava contra um câncer. Ela estava internada em um hospital particular de São Luís, onde foi a óbito.

Margarete foi eleita prefeita de Guimarães em 2016, com 3.314 votos (44.35%). Com a morte de Margareth Ribeiro, quem assume a gestão da prefeitura é o vice Osvaldo Luís Gomes (PDT).

O corpo da prefeita, que será velado na tarde desta segunda, sairá em cortejo pela cidade e depois será lavado para a Sede da Prefeitura de Guimarães, seguindo, posteriormente, até o Ginásio Rubens Teixeira Goulart, onde será velado. Já o sepultamento, está marcado para esta terça-feira (22), na cidade de Pinheiro.

Por meio de nota, a prefeitura de Guimarães lamentou a morte da prefeita Margareth Ribeiro.

Veja a nota na íntegra:

“Combati o bom combate” (2 Timóteo. 4:7)

É com extremo pesar que a Prefeitura de Guimarães comunica o falecimento às 03:30h da madrugada desta segunda-feira, 21 de janeiro, da prefeita municipal Benedita Margarete Matos Ribeiro vitimada por um câncer. O seu corpo chegará às 15:00 no Portal da Cidade, bairro Nova Vila, de onde seguirá em cortejo até a Sede da Prefeitura Municipal, seguindo posteriormente até o Ginásio Rubens Teixeira Goulart, onde será velado. Às 6:00 da manhã do dia 22 ocorrerá a missa de corpo presente na Igreja Matriz de São José. O sepultamento ocorrerá em Pinheiro.

Margarete Ribeiro nasceu em 20 de abril de 1961, em Pinheiro - MA, casou-se com o vimarense Raimundo Cesar Pereira Ribeiro, com o qual teve dois filhos Almir e Hugo, avó de Maria Luísa e mãe adotiva de Eleonora Oliveira e Maricélia Pereira. Graduou-se em Enfermagem, Obstetrícia e Saúde Pública no Rio de Janeiro. Veio trabalhar em Guimarães ao final dos anos 1980 como diretora administrativa do hospital municipal.

Em Pinheiro-MA foi Secretária de Saúde e Coordenadora da Saúde Pública e Meio Ambiente e Saneamento Básico no município, depois Secretária de Saúde em Olinda Nova e Guimarães. Foi auditora do município de Viana na área da saúde, ocupando essa mesma função em Cedral.

Antes de ser eleita prefeita de Guimarães prestava serviços como coordenadora do DST/AIDS, hanseníase, sendo referência pelo Ministério da Saúde em gestão Descentralizada do Estado do Maranhão atendendo 17 municípios do polo de Pinheiro, 17 municípios do polo de Zé Doca e 11 municípios do polo de Viana.

Ao longo de toda sua vida profissional dedicou-se aos programas de saúde da mulher, enquanto gestora municipal tinha especial dileção pelo Programa Nascer vimarense com amor, voltado ao cuidado com os recém-nascidos em Guimarães.

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, também lamentou a morte de Margareth Ribeiro. “O municipalismo do Maranhão está de luto. Perdemos uma colega que se notabilizou pela garra, pela dedicação e pela coragem. Foi uma gestora extremamente competente, que foi abraçada pelo povo de Guimarães. Nós, prefeitos e o povo de Guimarães estamos entristecidos com sua partida. Deixa uma grande lacuna na política do nosso Estado”, afirmou Cleomar Tema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.