GRAJAÚ - De novembro a dezembro, serão realizadas seis audiências públicas em diferentes cidades do Maranhão, para ouvir a população e obter informações relevantes para a criação do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Mearim, que busca o controle das enchentes.
A iniciativa é do Governo do Estado do Maranhão e a primeira audiência será em Grajaú, no próximo dia 10,com a participação dos municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras e Sítio Novo.
O trabalho abrange 83 cidades maranhenses, onde vivem 2 milhões de pessoas, cerca de 32% da população estadual, e uma área de aproximadamente 99 mil km². Desses 83 municípios, 75 possuem registros de enchentes entre os anos de 1985 e 2014. O objetivo é detectar as principais dificuldades da população atingida pelas cheias, identificar as áreas mais suscetíveis às enchentes e discutir ações capazes de minimizar os efeitos decorrentes das enchentes, diminuindo os prejuízos causados pelas cheias.
Ao final do trabalho, serão propostas ações estruturantes necessárias, como obras para impedir enchentes, e ações não estruturantes, como revitalização de áreas, cuidados com preservação do meio ambiente, correta destinação dos resíduos sólidos, adequação do uso e ocupação do solo, principalmente das áreas urbanizadas, e outras importantes ações. O Plano deve ser concluído no primeiro semestre de 2015.
Saiba Mais
- Rio Grande do Sul confirma 20ª morte por leptospirose após enchentes
- Veja cuidados para evitar doenças e acidentes após as enchentes
- Força-tarefa tenta proteger obras de arte no Rio Grande do Sul
- FAB leva 34 toneladas de doações às vítimas de enchentes no RS
- Gaúcho, técnico do Sampaio Corrêa vive dias de apreensão: "não tem comida, não tem nada"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.