Investigação

Policial militar envolvido em abordagem que terminou em morte alega legítima defesa e é afastado

João Barbosa foi morto após ser baleado durante discussão com dois policiais em Feira Nova do Maranhão.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 15/02/2024 às 10h23

FEIRA NOVA DO MARANHÃO – O policial que atirou contra João Barbosa Coelho, conhecido como “João Gaúcho”, durante discussão em Feira Nova do Maranhão, alegou ter agido em legítima defesa. Ele e o outro PM investigado neste assassinato foram ouvidos na Delegacia de Balsas nessa quarta-feira (14).

A vítima se divertia com amigos que estavam reunidos, na última segunda-feira (12), em uma conveniência de um posto de combustíveis da cidade, quando dois policiais militares a abordaram.

Imagens de câmera de segurança mostram parte do ocorrido. João Gaúcho, inconformado com a abordagem, teria iniciado uma luta corporal com os PMs. Durante a confusão, João acabou sendo atingido por um tiro no pescoço e veio a óbito. Um dos policiais também foi baleado na perna.

João Barbosa Coelho foi morto durante discussão com PMs. (Foto: Arquivo Pessoal)
João Barbosa Coelho foi morto durante discussão com PMs. (Foto: Arquivo Pessoal)

Agora, Polícia Civil apura de qual arma partiram os disparos. “O corpo foi encaminhado ao IML para extração de eventuais projéteis ou parte de munição que se encontrem alojados. Identificadas as primeiras testemunhas, que foram ouvidas, inclusive também os policiais militares, cuja presença foi requisitada por essa autoridade policial ao Comando local com apresentação das armas, que também foram apreendidas e serão submetidas à perícia para que a gente consiga identificar, exatamente, quais armas dispararam na ocasião e de quais armas partiram os projéteis que feriram tanto o policial militar, quanto o cidadão que veio a óbito”, disse o delegado David Passada, em entrevista à TV Mirante.

O major Luis Rodrigo, comandante do 4º BPM, também falou sobre o caso. “A gente entende que houve uma situação de risco iminente de morte, na medida em que, segundo consta, o cidadão investiu contra os policiais”, disse à reportagem.

O corpo de João Barbosa Coelho foi sepultado nessa quarta-feira (14). 

Em nota, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou que será instaurado um processo administrativo para apurar os fatos ocorridos e os policiais militares serão afastados das atividades operacionais até o término da apuração. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.