ESTREITO - Quase mil trabalhadores de seis municípios maranhenses estão sendo qualificados em cursos profissionalizantes através de parceria entre as secretarias de Trabalho e Economia Solidária (Setres), através do Sine-MA, e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), através de Cetecma, o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão.
A ação integra as atividades do programa Maranhão Profissional, desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão. 960 trabalhadores das cidades de São Luís, Bacabal, Chapadinha, Estreito, Itapecuru-Mirim e Lago da Pedra participam dos cursos de formação de auxiliar administrativo; auxiliar de escritório; técnicas em vendas e marketing; operador de caixa e auxiliar em gestão de pessoas.
Segundo Joilene Araújo, supervisora de Qualificação Profissional da Setres, para implantação desta ação a instituição buscou parceria junto à Univima (Universidade Virtual do Maranhão) e à Sectec, que viabilizou as aulas que são ministradas via-satélite, através de transmissão do Cetecma-Univima.
Buscamos estratégias para ampliar a oferta de qualificação profissional no estado, pensando em facilitar o acesso de trabalhadores, em estado de desemprego, ao mercado de trabalho”, esclarece Joilene.
Ela conta ainda que a meta é implantar polos do Maranhão Profissional nas 15 agências de Trabalho do Sine no estado, que hoje estão presentes nos municípios de Açailândia, Balsas, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Estreito, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Santa Inês, São José de Ribamar e São Luís.
As aulas das turmas do Maranhão Profissional oferecidas pelo Sine-MA são realizadas de segunda a sexta, nos turnos da manhã e da tarde, em quatro horários distintos. As próximas turmas deverão ser abertas até agosto deste ano. As inscrições podem ser realizadas nas sedes das agências do Sine nestes municípios.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.