DAVINÓPOLIS – O hospital de 20 leitos, construído pelo governo do Maranhão em parceria com o Ministério da Saúde, permanece fechado desde dezembro do ano passado, em Davinópolis. A prefeitura alega que não tem recursos financeiros para manter a unidade de saúde.
Segundo o prefeito, Ivanildo Paiva (PRB), o hospital vai ficar fechado até que o Estado volte a repassar, mensalmente, R$ 100 mil com foi acordado no termo de adesão assinado com o governo. Esse é valor de incentivo à gestão de média complexidade hospitalar.
O prefeito disse que tentou por diversas vezes diálogo com a atual gestão do governo estadual para solucionar o impasse e o hospital voltar a funcionar, mas nada foi feito até o momento. Ivanildo disse que resta apenas notificar o governador a devolução do estabelecimento de saúde. “O hospital se encontra fechado, porém completamente equipado e mobiliado, necessitando de cuidados permanentes para que se evite a sua deterioração”, disse o prefeito.
A unidade, que possui equipamentos modernos, deveria prestar atendimento 24 horas, além de realizar procedimentos ambulatoriais de urgência e emergência. O hospital conta com consultórios médicos, classificação de riscos, sala para exames clínicos, sal de raio-x, eletrocardiograma, nebulização e centro de parto.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.