DAVINÓPOLIS - Foi realizado nesta quinta-feira (22), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Davinópolis, o “Mutirão do Trabalhador Rural”.
Cerca de trezentos trabalhadores, entre lavradores, pequenos criadores de gado, participaram do mutirão, que contou com o trabalho de dezesseis técnicos para o cadastro e emissão dos documentos.
Segundo a presidente do sindicato, Elaine Santos Silva, o projeto é realizado em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O objetivo desses mutirões é descentralizar a emissão de documentos como RG, CPF e CTPS, inscrição no INSS, e facilitar que eles tenham acesso a serviços que muitas vezes não é oferecido em pequenos municípios.
"Pela primeira vez esse mutirão foi realizado em Davinópolis, muitos trabalhadores rurais não tinham documento e já saíram com a Carteira de Trabalho em mãos. Outros documentos, como a Carteira de Identidade, eles vão retornar para buscar", disse Elaine Santos, presidente do Sindicato Rural.
O próximo mutirão será realizado no município de Cidelândia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.