DAVINÓPOLIS – Uma das ações da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), na Praça João Paulo, no Centro de Davinópolis.
O tema da campanha este ano é “Dengue, aqui não!”. Participaram da mobilização, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de Saúde, que visitaram residências entregando panfletos educativos à comunidade, nos bairros.
O objetivo inicial é conscientizar a comunidade sobre os cuidados que devem ter nesse período chuvoso para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
“A melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água, pois esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue”, destacou o secretário de Saúde, Julimar Hilarino.
A mobilização visar despertar a comunidade para que sejam adotadas medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a casa do cidadão.
Dicas para combater o mosquito
Manter reservatórios tampados, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje e, se for guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo.
É importante lavar com frequência com água e sabão os recipientes que acumulam ou utilizados para guardar água.
Saiba Mais
- Apenas 22% dos adolescentes no Maranhão receberam 2ª dose da vacina contra a dengue
- Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano
- Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue
- Brasil se aproxima de 5 mil mortes por dengue em 2024
- Com doses próximas do vencimento, Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.