Segurança

Empossados conselheiros de Segurança em Cururupu

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - A população de Cururupu, distante 45 km de São Luís, lotou o Centro de Convenções do município para prestigiar a posse dos membros eleitos para o Conselho Comunitário de Segurança.

A solenidade contou com a presença do secretario de estado da Segurança, Raimundo Cutrim e do prefeito José Francisco Pestana.

Cutrim ainda entregou à delegacia, que estava sem condições de funcionamento, totalmente reformada, assinou o protocolo de instalação do projeto Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) no município, anunciou a entrega de viaturas e o incremento dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) na localidade.

Foram empossados os 25 eleitos para compor o conselho, de uma turma de 79 membros no curso de formação de conselheiros comunitários de segurança, oferecido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Raimundo Cutrim informou que a governadora Roseana tem dado provas de seu esforço para garantir segurança aos cidadãos maranhenses. Citou como exemplo de ações práticas, a entrega de 282 viaturas no último dia 27 para reforçar o policiamento na capital e no interior. Ele ainda confirmou a compra de mais 217 novas viaturas até dezembro.

“Nenhum dos 217 municípios de nosso estado ficará sem receber pelo menos uma viatura nova, essa é uma garantia da governadora Roseana, que não tem maquiado os problemas existentes em nosso estado, mas sim trabalhado firme para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses em todos os aspectos, sobretudo na área da segurança”, afirmou Cutrim.

O secretário ainda chamou a atenção para a necessidade da colaboração da população, principalmente na prevenção de novos crimes, já que, segundo ele, “o policiamento comunitário é o caminho para que possamos ter um Estado menos violento e mais tranqüilo para se viver”.

A solenidade de posse dos conselheiros contou com a presença do secretário adjunto de Modernização Institucional da SSP, coronel William Romão; do comandante da PM, coronel Franklin Pacheco; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa; do delegado geral da policia civil, Nordman Ribeiro; do superintendente de Policia Civil do Interior, delegado Jair de Lima Paiva Júnior; do coordenador estadual de polícia comunitária, coronel Odair dos Santos Ferreira; do comandante do 10º BPM, tenente-coronel Furtado; do delegado Regional de Pinheiro, Geraldo das Mercês; de Wagno Pereira, prefeito do município de Serrano; e da diretora administrativo-financeira do Detran-MA, Marília Mendonça.

Para o coronel Willian Romão, o policiamento comunitário só pode ser construído em parceria com as comunidades “a partir de diálogos, ouvindo moradores”. Ele explicou que o conselho tem a missão de auxiliar, planejar e organizar as ações de segurança pública.

De acordo com explicações de Romão, quando um assunto tão polêmico, com é o caso da Segurança Pública, é discutido de forma conjunta, envolvendo todos os setores e entidades da sociedade civil organizada, fica mais fácil elaborar e colocar em prática as ações policiais de caráter preventivo e ostensivo.

O prefeito Francisco Pestana agradeceu o apoio da SSP e pediu que, a partir de agora, o conselho possa discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas de segurança. Ele garantiu o apoio para o desenvolvimento de campanhas educativas que possam estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Inauguração da Delegacia

Ao final da solenidade, centenas de pessoas acompanharam o secretário Cutrim para a inauguração da delegacia do município, que havia sido totalmente depredada no dia 27 de agosto deste ano.

Segundo o delegado geral Nordman Ribeiro, apesar do prejuízo causado à própria população e aos cofres públicos, o governo reformou totalmente o prédio, instalou novos equipamentos e garantiu mais comodidade e segurança, tanto aos moradores quanto aos policiais que trabalham no local.

O secretário Raimundo Cutrim anunciou que a partir de agora a delegacia terá um escrivão de carreira, assim como o seu efetivo de policiais aumentado. Ele ainda garantiu que de imediato, Cururupu receberá duas viaturas, sendo uma para a PM e uma para a Policia Civil, que serão entregues ainda neste mês, e mais uma até janeiro, quando forem recebidas as novas viaturas do 2º lote comprado pelo governo do estado.

Para finalizar, o secretário Raimundo Cutrim, que é também presidente do Conselho estadual de Trânsito (Cetran), anunciou a assinatura de um convênio entre o município e Detran-MA, que garantirá a adequação do trânsito e sinalização das ruas de Cururupu, assim como a instalação de um posto do Detran, oferecendo diversos serviços à população local e dos municípios vizinhos, hoje só são oferecidos na Ciretran de Pinheiro.

Bombeiro Mirim

Na mesma solenidade foi também. O protocolo foi assinado pelo secretário Cutrim, prefeito José Francisco e o comandante do CBMMA, coronel Marcos Sousa, que explicou que o projeto será iniciado com 200 crianças de 08 a 12 anos. Elas serão divididas em duas turmas e receberão instruções nas áreas de Defesa Civil, Salvamento, Cidadania, Meio ambiente e Primeiros Socorros.

O projeto Bombeiro Mirim já formou 15. 270 mil alunos na capital e em mais 20 municípios do estado, e a meta é estar em pelo menos 50 municípios até o final de 2010, garantiu o comandante.

As informações são da Assessoria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.