CURURUPU - Foram sete horas de pânico e selvageria. A multidão tentou invadir a delegacia para linchar um preso. José Carlos Fonseca é acusado de ter assassinado um lavrador.
Policiais bloquearam a entrada da cadeia. A população se revoltou e começou uma série de ataques aos policiais.
Para se proteger das pedras e de pedaços de paus, os PMs usaram os próprios coletes. A polícia revidou com bombas de gás lacrimogêneo. Policiais ficaram duas horas acuado no pátio da delegacia. Para se proteger, um deles disparou vários tiros para o alto.
A população se revoltou ainda mais quando o preso foi retirado da delegacia. Ele foi levado de helicóptero para São Luís.
Um grupo derrubou o muro e o portão da delegacia e começou a saquear o que havia dentro e fora do prédio. Aparelhos de ar condicionado, computadores, móveis, tudo foi levado pelos vândalos.
Os carros dos policiais também foram depredados. A polícia não conseguiu controlar a população e abandonou a cidade. Os presos aproveitaram e fugiram, 25 escaparam da cadeia.
Os manifestantes atearam fogo na delegacia com pessoas lá dentro. Existia perigo de um grande incêndio por causa de um botijão de gás que estava vazando do lado de fora.
Esta é a oitava vez que moradores do interior do Maranhão promovem cenas de vandalismo. Em menos de um ano, dez prédios públicos foram destruídos no estado.
Há dois meses a delegacia de Serrano, a 30 quilômetros de Cururupu foi alvo da selvageria de moradores. “Não podemos aceitar que fatos desta natureza possa ocorrer em nosso estado, então a população tem que saber que tem a polícia, tem a justiça para que a lei seja cumprida”, declara Raimundo Cutrim, secretário de Segurança Pública – MA.
Durante a confusão o carcereiro foi atingido com um tiro na perna. Dos 25 presos, cinco foram recapturados e dez pessoas que participaram destes atos de vandalismo foram detidas.
Atos de vandalismo em Cururupu viram destaque do Jornal Hoje desta sexta-feira (28).
Saiba Mais
- Prefeito, vereadores e secretária são investigados por nepotismo
- Prefeitura de Cururupu deve regularizar exames clínicos
- Município e Pronto Atendimento entram em acordo para restabelecer serviços de saúde
- Corpo de jovem é encontrado boiando no cais de Cururupu
- Foragido da Justiça suspeito de homicídios é preso na MA-006, em Cururupu
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.