Codó

Começa o festejo dos Santos e Orixás em Codó

Acélio Trindade/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

CODÓ – Começou, no último sábado (11), o festejo dos Santos e Orixás da Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá liderada pelo umbandista e comendador da República, mestre Bita do Barão de Guaré. O maior evento de umbanda do Estado teve início com a chamada salva de foguetões às 5h da manhã de sábado. Na noite de abertura, Bita do Barão ofereceu um jantar para convidados especiais, boa parte deles é composta por políticos de todo o Brasil e empresários que vêm de outros países, a maioria da América do Sul (argentinos), mas, também, da Europa e África (angolanos).

Após o jantar, os rituais aos santos e orixás da casa foram iniciados, no Palácio de Iansã, ao som dos tambores que fazem ecoar o ritmo da mata codoense, tradicionalmente denominado de terecô.

Show nas ruas

Na segunda noite, o cortejo, com todos os filhos e filhas de santo, saiu da rua Ruy Barbosa, sede da tenda, subiu a avenida Duque de Caxias até o ponto alto da cidade para poder descer pela avenida Augusto Teixeira até o Centro, local do show pirotécnico. Este ano, o show durou 15 minutos. Para os visitantes e para os codoenses, é um dos momentos mais bonitos da festa. Após o show pirotécnico, mestre Bita e seus filhos retornaram à tenda Rainha Iemanjá para mais uma noite de obrigações.

Cada dia é marcado por um acontecimento que objetiva homenagear os santos do terreiro mais badalado do Maranhão, dentre estes estão Cosme e Damião (Ibegê/crianças), São Jorge, Xangô Caô, Ogum Militar e a própria Iemanjá.

O festejo segue até o próximo sábado. Domingo tem feijoada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.