Codó

Desativação do ensino médio em escolas causa revolta

Três escolas da cidade de Codó terão o ensino médio desativados.

Acélio Trindade/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h27

CODÓ - Estudantes e professores da rede estadual de ensino em Codó fazem manifestação contra a desativação do ensino médio em algumas escolas feitas pela Secretaria de Educação do Estado. Assista à reportagem de Acélio Trindade, da TV Mirante.

Três escolas terão ensino médio desativados em Codó. A Secretaria de Estado da Educação já explicou em nota à imprensa que está “otimizando espaços ociosos nas escolas em todo o Maranhão, no intuito de ofertar um ensino de melhor qualidade”.

Os manifestantes já sabem disso, mas não se contentam com a explicação porque no bairro onde moram só existia uma escola de ensino médio.

A escola pela qual estão lutando vai virar um Centro de Execução de Projetos Pedagógicos e vai, por exemplo, servir para capacitar professores. Mas não é isso que a comunidade da Trizidela deseja para ela.

Cerca de quatrocentos alunos, dos três turnos, terão que tentar matrícula longe de casa. Os estudantes não querem.

“Eu ainda estou pensando em qual escola me matricular porque a distância vai ser muito grande da minha casa e também estou com medo de não achar vaga”, disse a estudante Samira Barbosa de Almeida.

A parada foi em frente à Regional de Educação onde houve muitos discursos cobrando um novo posicionamento do governo. A diretora regional, Raimunda Sousa da Silva, não quis gravar entrevista, mas informou que fará chegar à Secretaria Estadual o pedido dos pais, professores e estudantes.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação reafirmou a reorganização das escolas de ensino médio no Estado com o objetivo de aumentar a oferta de vagas, e de disponibilizar aos alunos equipamentos e material pedagógico necessários à aprendizagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.