Educação

Faltam vagas nas escolas da rede estadual em Codó

Este ano, três colégios vão deixar de funcionar e pais não sabem onde filhos serão matriculados.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h28

CODÓ - Faltam vagas nas escolas da rede estadual em Codó. Este ano, três colégios vão deixar de funcionar e, até agora, os pais não sabem onde os filhos serão matriculados.

Veja, ao lado, na reportagem de Acélio Trindade e Cândido Sousa.

A luta por uma vaga nas escolas da rede estadual começou com muitas decepções. Dona Francisca mostrou à equipe de reportagem da TV Mirante como passou a noite na porta de um colégio para matricular o filho que vai fazer a quinta série do ensino fundamental. Apesar da noite não dormida, não conseguiu ter êxito.

Além da falta de vagas, três escolas da rede estadual que ofereciam ensino médio vão deixar de funcionar este ano. Só onde a professora é a gestora, 400 estudantes terão que se readequar em outras quatro escolas do estado para não ficarem fora da sala de aula em 2012.

Pais de todos os bairros atingidos pela mudança estão reclamando, quem conseguir vaga vai ter que estudar mais longe. No São Raimundo, Trizidela, área da Reitor Ribamar Carvalho, o agricultor Luís Cardoso não se conforma.

Outro problema enfrentado pelos pais é a falta de informação. Escolas para onde os alunos estão sendo encaminhados estão estabelecendo seu próprio método de aceitar a matrícula porque já havia lotação máxima. Por causa do problema, dona Raimunda Araújo já sabe que terá dificuldade de matricular a filha na escola para onde foi indicada e ela teme vê-la perder o ano.

A equipe de reportagem da TV Mirante tentou contato com a gestora regional de Educação, Raimunda Rosa, mas foi informada de que ela está viajando. Nenhum substituto da gestora foi encontrado para falar sobre o problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.