CODÓ - O trabalho de fiscalização foi intensificado desde junho do ano passado. 8 meses depois muitos ainda insistem em não usar capacete, motocicletas ainda circulam sem o emplacamento e só param quando são surpreendidas na blitz, ressalta o agente de trânsito, Antonio Ferreira. A penalidade é inevitável.
"Aí vai dar apreensão do veículo com liberação somente após a regularização do veículo, ou seja, o emplacamento do veículo", explicou Ferreira.
Regularizados
De acordo com informações do Detran, de junho até agora, 1.646 proprietários tiveram que meter a mão no bolso para regularizar e receber a moto de volta.
Aos poucos a presença da fiscalização vai ajudando a melhorar o trânsito de Codó. Além de aumentar o número de veículos circulando com documentação em dia, o trabalho também tem forçado o condutor a se habilitar.
De acordo com dados da Ciretran Codó, o número de requerimentos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação também aumentou.
Mais CNH
Já são 1.125 requerimentos num período de oito meses. Arilson Lima, mototaxista, está entre os novos habilitados. Destaca que aprendeu sobre as normas de trânsito e ainda ganhou a liberdade que precisava para trabalhar como mototaxista.
"Depois disso a gente anda mais sossegado, tem a blitz você não vai andar se escondendo dos homens. Além de conhecer as normas, nessa parte está bom", disse Arilson.
Reação negativa
Negativo ainda é a reação de muitos quando são flagrados desrespeitando a lei.
"As vezes nós temos algum problema porque o condutor não quer entregar o veículo, sem documento, sem habilitação, sem o documento de porte obrigatório do veículo, dá esse pequeno problema, mas na medida do possível a gente vai resolver o problema da melhor maneira", frisou o agente Hélio Pereira.
Nestes casos além da presença ostensiva da Polícia Militar, a blitz também apresenta conscientização.
"O ideal seria que os condutores se conscientizassem que eles devem cumprir em benefício deles próprio, não é em benefício de ninguém a não ser deles mesmos", disse com esperanças o agente Ferreira.
Saiba Mais
- SMTT realiza nova intervenção de trânsito na região do Elevado da Cidade
- Motoristas devem ficar atentos para alterações no trânsito na região do Elevado da Cidade
- Projeto altera competências para aplicação de multas de trânsito
- Mais da metade dos proprietários de motocicleta não tem CNH
- Divulgado balanço de acidentes de trânsito no país
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.