SÃO LUÍS - O Centro de Testagem e Aconselhamento levou sua estrutura para a delegacia regional de Codó e, com a colaboração da polícia, os presos puderam fazer o chamado teste rápido do HIV.
O exame, que oferece resultado imediatamente, foi disponibilizado para 82 presos. Passar por ele não era obrigação, mas a maioria aceitou fazê-lo.
Mesmo antes da prisão, Francisco Flávio Oliveira Pereira, não o havia realizado. Confessa que ficou preocupado quanto à qual seria o resultado, mas resolveu não perder a oportunidade e acabou feliz com o negativo que ouviu ao final.
“Tem que se prevenir, é o correto e isso que ta acontecendo aqui agora é bom demais né... é bom que o atendimento vem na porta mesmo, é uma satisfação pra gente”, disse.
Disponível
O teste rápido está disponível em Codó, porém não para todas as pessoas. É preciso atender à certos critérios, explica a coordenadora DST/AIDS do município, Ana Carolina Soares, nos quais se encaixam perfeitamente a população carcerária.
“Porque é uma população de risco, é uma população que, infelizmente, não tem contato com este exame no centro de Testagem de Codó, não tem como está recebendo este resultado e a gente traz este exame até esta população para dá este acesso, para esta disponibilidade para esta população saber sua sorologia sobre HIV”, explicou.
Saúde e segurança
O delegado regional, Eduardo Galvão, apoiou a iniciativa justificando que ela traz benefícios aos presos e também auxilia a própria segurança pública na proteção da saúde dos detentos.
“ É uma das coisas mais racionais porque se tivermos, realmente, problemas dentro da nossa população carcerária hoje, estando identificado, a gente inicia o tratamento”, concluiu.
Saiba Mais
- Vídeo: apoiadoras do prefeito de Codó, atacam comitê de vereador
- Prefeitura de Codó oferta 351 vagas em concurso público
- Licitações da gestão Zé Francisco é declarada ilegal e prefeito recebe multa
- Polícia avança na investigação sobre furto de farmácia em Codó
- Mãe que matou recém nascido passará por audiência de custódia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.