Educação

Codó vai ganhar mais dois programas educativos

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

CODÓ - Está previsto para o mês de setembro o início das aulas do Projeto Darcy Ribeiro e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Codó. O vestibular foi realizado no dia 26 de julho e as provas aplicadas para cerca de 2.500 candidatos (aproximadamente 40% dos que se inscreveram).

Segundo a organização, entre os problemas que levaram a tamanha ausência na prova está o fato de que muitos candidatos não conseguiram confirmar sua inscrição pela internet. “Agora serão analisadas as provas. O resultado sai daqui a 15 ou 20 dias. Vai ter a seleção para contratar professores para Darcy Ribeiro, que vai ser agora no início de setembro, e aí as aulas começarão na segunda quinzena de setembro”, explicou o assessor especial da Secretaria Municipal de Educação, Cícero de Sousa.

Estão sendo oferecidas 210 vagas para os cursos presenciais de licenciatura em Química, Biologia, Matemática, Física, Letras e História pelo projeto Darcy Ribeiro. Mais de 200 estudantes, na modalidade de ensino a distância, poderão se graduar em Pedagogia, Administração e Informática pela Universidade Aberta do Brasil. Todos os cursos terão a duração de três anos e meio.

“A atual administração inova nesse quesito da educação, a partir do momento em que implanta no segundo semestre deste ano mais de 10 cursos de nível superior. Por que mais de 10? Porque, além aqui do Darcy Ribeiro, teremos a implantação da Universidade Aberta do Brasil, que acontecerá na escola Remy Archer”, informou o assessor.

Positivo - A nova fase da educação de Codó é conseqüência de uma parceria entre o município e o Governo do Estado. “O Darcy Ribeiro é uma parceria da Prefeitura com o Estado, que garante os professores, o laboratório e a mobília. O Município cede o prédio”, explicou Cícero de Sousa.

O imóvel onde funcionará o Darcy Ribeiro está em fase de conclusão. Os recursos utilizados na construção são do tesouro municipal. O local, ao lado da Escola Estevam Ângelo de Sousa, já foi visitado recentemente por uma comissão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). O vice-reitor Gustavo Pereira gostou do que viu.

Mais

O público-alvo dos dois programas – UAB e Darcy Ribeiro - são alunos que já concluíram ensino médio e professores da rede pública sem licenciatura. “Irão funcionar dois cursos pela manhã, dois à tarde e dois à noite, totalizando seis cursos com aula presencial, ou seja, com professor na turma, de segunda a sexta-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.