CODÓ - Muitas mães já vacinaram seus filhos contra a poliomielite no município de Codó. Quem ainda não sabe, quando sai de casa, é avisada no posto de saúde. Aconteceu com a lavradora Jucileide Guimarães Araújo, e ela gostou.
“É importante para os filhos porque traz saúde para as crianças, a vacina é importante. A mãe não pode descuidar de seus filhos”, afirmou na unidade de saúde do bairro Codó Novo.
A vacina contra a pólio está disponível desde primeiro de junho nas unidades de saúde da cidade. A coordenação de Vigilância Epidemiológica estima que mais de 2.500 crianças já receberam a gotinha contra a doença.
Agora o município se prepara para o dia D da Campanha, marcado para o dia 20 de junho em todo o Brasil. A ideia é intensificar a vacinação inclusive na zona rural.
Pela primeira vez a abertura do principal dia da campanha será em um dos 4 povoados onde a vacina vai está disponível. O local escolhido foi o km 17. O coordenador da campanha, enfermeiro Diego Maranhão, deu outras explicações.
“Olha no dia 20, nós vamos ter 14 postos distribuídos em nossa cidade e no dia 22, que é na segunda-feira nós vamos ter o pessoal vacinando naqueles povoados de difícil acesso”, concluiu.
Até o dia D a intenção é vacinar mais de 60% das crianças de zero a cinco anos de idade. A meta de Codó chega a 13.096 doses contra a pólio.
Saiba Mais
- Organização Mundial da Saúde mantém pólio como emergência global
- Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio
- Mundo registrou 30 casos de pólio em 2018, diz OMS
- OMS: erradicar a pólio será maior conquista da história da humanidade
- Campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo começa neste sábado
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.