TIMBIRAS - Desde a última segunda-feira, 9, famílias da zona rural e da cidade de Timbiras estão sendo convocadas para um recadastramento do programa Bolsa Família. Uma das finalidades do recadastramento é eliminar aquelas que estão fora do perfil exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social. “Vamos ver se esta família está apresentando as condicionalidades para estar recebendo o Bolsa Família, pra ta atualizando dados de escolas, série daquelas crianças que estão cadastradas no Bolsa Família. Essa fase , ela é importante por todos estes quesitos”, explicou a secretária de Assistência Social, Ana Gabriela Santos da Silva.
Sem receber
O município também enfrenta reclamações. Há quem tenha feito o cadastro há quase três anos, como a lavradora Patrícia Dutra, e nunca tenha recebido o benefício. “Eu fiz em maio de 2007 e até hoje nunca recebi, só dizem que já está aprovado, aprovado e nada”, reclamou a lavradora.
Na explicação dada pela secretária municipal o problema acontece por causa da demanda que cada município é autorizado a ter. Por isso, na opinião dela, é importante a atualização. “O Ministério analisa o cadastro, aprova o cadastro, ele fica na situação de processado ativo, no entanto, esperando liberação se a nossa vaga estiver com a vaga liberada. Quanto mais a nossa base estiver atualizada, quanto mais a gente solucionar a questão de famílias que não estão na condicionalidade que estão recebendo e cancelar estes benefícios, mais chances a gente vai e de conseguir uma, duas, três vagas e estes cadastros que estão processados ativos serem liberados ocupando estas vagas”, afirmou Ana Gabriela.
Cerca de 1.099 famílias estão nesta fila de espera. Hoje Timbiras tem 4.190
Famílias beneficiadas pelo programa federal e todas precisam se recadastrar, do contrário perderão o benefício.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.