Susto

“Uma bola de fogo caindo em cima de sua casa é coisa de terror”, conta mulher que teve casa atingida por raio no MA

Ninguém ficou ferido; a descarga elétrica atingiu uma residência na zona rural de Cidelândia.

Imirante.com

Atualizada em 13/03/2024 às 08h56

CIDELÂNDIA – Dona Maria de Lourdes Lima, de 60 anos, estava deitada quando viu um clarão e, em seguida, ouviu o estrondo. Foi um raio que atingiu a casa dela durante uma noite de chuva no último domingo (10), no povoado São João do Andirobal, na zona rural do município de Cidelândia. O vídeo acima mostra os rastros deixados.

“Uma bola de fogo caindo em cima de sua casa é coisa de terror”, descreveu dona Lourdes. Em casa só estava ela e o marido, e nenhum dos dois se feriu. A energia elétrica e a internet foram afetadas pela descarga elétrica.

“Não senti impacto de nada. Só fiquei nevosa. Depois que cheguei na minha cozinha e vi a bagaceira, meu armário no chão, aí voltei desesperada para trás”, relatou a dona de casa. 

O raio deixou marcas nas paredes da casa e, inclusive, no quarto onde costumam dormir o filho e o neto de dona Lourdes. No entanto, naquele domingo, os dois retornaram para a cidade de Açailândia antes do ocorrido. “No quarto que eles dormem foi o desespero, foi um buraco, que ele entrou e saiu rasgando”, disse.

Dona Maria de Lourdes também contou que não teve grandes prejuízos com eletrodomésticos, mas o raio deixou a cozinha dela revirada, destruiu um rádio e o roteador de internet. A geladeira e a televisão ficaram intactas. Após uma queda, a energia elétrica foi restabelecida.

A previsão do tempo para Cidelândia, nos próximos dias, é de nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

▪️ Não estacione próximo a torres de transmissão;

▪️ Evite áreas de inundação;

▪️ Não se abrigue debaixo de árvores. Pode haver quedas e descarga elétrica;

▪️ Procure um local seguro.

Veja também os cuidados dentro de casa durante o período chuvoso:

É preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, segundo a Equatorial Maranhão, é recomendado:

Defesa Civil orienta como se proteger durante chuvas

▪️ Áreas de encostas e morros: ao observar deslizamentos de terra, avise imediatamente a Defesa Civil;

• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;

• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços;

• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente;

• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso;

• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.