CHAPADINHA - A colheita das variedades precoces de soja já começou em alguns Estados do Brasil. No leste do Maranhão, a situação é contrária. Agora, é hora do plantio da safra.
As máquinas usadas no plantio chegam a todo instante em Chapadinha, que fica a 250 quilômetros de São Luís. Na região, estão sendo preparados 55 mil hectares de terra. Agora é o período de chuvas e o momento ideal para o agricultor iniciar o plantio.
O que preocupa os agricultores do Maranhão é o custo da lavoura. A soja que está sendo plantada agora custou cerca de R$ 1,5 mil por hectare, sessenta por cento mais do que custou para plantar a safra 2007/2008.
O investimento em insumos para a produção da safra 2009 foi alto, segundo os produtores da região do baixo Parnaíba. Mesmo assim, os produtores apostam no regime de chuvas e na potencialidade da região para uma boa colheita.
Foi o que atraiu o produtor Fábio da Rosa, de Mato Grosso.
O plantio de soja no leste do Maranhão vai até o fim de fevereiro.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.